Bem que estava nos meus planos, mas somente porque tenho uma prima morando por lá, a Daniella. Uma pessoa muito querida, que me abrigou e alimentou durante os poucos dias que passei por lá. Obrigada, Dani!
sika e dani a lá espanholas |
Bom, como eu estava praticamente na etapa final da viagem, o meu corpo já se encontrava extremamente cansado e desajeitado. Minha vaidade já estava no 'escambal' há muito tempo, ou seja, um objeto não identificado vagava pelas ruas com um mochilão nas costas. Terrível. Mas cheguei bem.
As ruas de Madrid me lembrava vagamente de Londres: com prédios bem elegantes banhados com o melhor da arquitetura original européia, imponentes avenidas e muita movimentação. Um breve resumo? Nada de novidade quando se já conhece o mínimo na Europa.
perto do palácio |
placas |
pablo neruda |
Não estou fazendo descaso, mas a cidade não me tocou em nenhum sentido. Confesso que no geral tudo é bem organizado e limpo (em termos), mas nada de novo ou original que caracterize uma capital do continente mais rico do mundo. Sem contar com a população, que em sua grande maioria são de imigrantes ilegais, o que perde consideravelmente o encanto de qualquer cidade, pois a cultura chega a não acarretar mais o seu 'desenho natural'.
Dizem que pode-se gastar três ou quatro dias por lá, mas acho que dois já são mais que suficientes. Visitas nos principais pontos turísticos e comer uma bela Paella, para não perder o ritmo espanhol, pode-se colocar nos planos. Mas, confesso que não pesquisei muito e nem andei tanto quanto eu gostaria. Talvez pelo cansaço ou pelo desinteresse que esta me passou (e a opinião não é só a minha), mas dividirei o mínimo que vi pelas ruas madrienhas.
Comecei pegando o trem Renfe, parando na estação Sol. Lá é a parte central de Madrid, onde se chega a quase todos os lugares mais badalados da capital, inclusive no palácio espanhol. O lugar é de acesso à Gran Vía, uma das principais ruas, com lojas, restaurantes requintados, cinemas, teatros e muito mais. Para quem for se hospedar em hotel ou albergue, recomenda-se ficar por estas redondezas.
símbolo bem conhecido na Espanha. O porquê? Não sei.. |
palácio espanhol |
jardim do palácio |
o palácio |
Uma boa dica é ir direto à Plaza Mayor. Rodeada de prédios, o lugar foi construído em meados do século XV, em meio ao tempo medieval. Mesmo depois de grandes incêndios, ela conserva-se intacta e de ótimo clima para sentar, tomar um vinho e admirar os artistas de rua em volta.
Enfim, é isso. Desculpem se não escrevi muitos detalhes, mas é que realmente não os tenho. Curti meus dias em Madrid mais ao lado da minha prima que não via há anos - o que foi muito ótimo por sinal. - Mas levem em consideração o básico de outras cidades que visitei e a iguala. Talvez isso resuma bem as minhas impressões de lá.
Destino final: Paris
Nenhum comentário:
Postar um comentário