quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Stratford-Upon-Avon

Não muito longe da capital inglesa encontra-se uma pequena cidade popularmente chamada de Stratford. Conhecida por ser lugar de nascimento do poeta e dramaturgo William Shakespeare, o lugar é resumido pela calmaria de uma cidade do interior, com muitos velhinhos aposentados tomando chá há cada esquina.

Recomendo a visita de um dia (no máximo) para aqueles que já moram pelas redondezas, ou para os que são apaixonados por Shakespeare, pois não há muitos lugares para se visitar pelo tamanho da cidade, que não passa de seus 20 mil habitantes.

Logo perto da estação de ônibus há uma pequena escultura de Shakespeare rodeado com os seus quatro principais personagens, como Hamlet (com a famosa posição sentado, pensativo e com um crânio na mão), Lady Macbeth, Prince Hal e Falstaff. Uma boa pedida fotográfica logo no início da excursão!

estatuas
Logo menos encontra-se a igreja, a Holy Trinity Church, onde o poeta está enterrado até hoje ao lado de nomes importantes da coroa inglesa. Apesar disso, é claro que a grande atração não poderia deixar de ser o mesmo, não é?

Holy Trinity Church

Túmulo de Shakespeare

imagem acima do túmulo
Para chegar mais perto do altar, onde o poeta está enterrado, deve-se pagar um preço simbólico (que, no meu caso, foi de £2, por ser estudante). O lugar é repleto de detalhes em ouro, além de uma estatua de Shakespeare, como se ele fosse um verdadeiro santo padroeiro do local. Além disso, há uma lojinha logo na entrada da igreja, com suvenirs de diversos tipos - o mais curioso foi achar 'pedras' da igreja, vendidas por £2,50 cada. Quer dizer...

Porém, na verdade, os pontos turísticos mais visitados são as propriedades de Shakespeare, como a Hall's Croft (casa de Susannah, sua filha), a New Place (lugar onde o poeta viveu boa parte de sua vida até o falecimento em 1616) e a Shakespeare's Birthplace, lugar de nascimento, que se tornou um tipo de museu, com objetos originais da época.

Shakespeare's Birthplace

Hall's Croft

New Place
Enfim, um lugar bem tranquilinho para se passar o dia. Apesar de rápida, a visitinha foi bem informativa e cultural. Recomendo :)

Um comentário:

Magda Matos disse...

Adoraria conhecer... lindas fotos, Sika!