quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Explorando os Alpes Suíços

Alguns dias depois do Natal, estou aqui para contar sobre esta data tão comemorada pelos povos.

Bom, descobri que definitivamente ela é mais um no meu calendário anual. Confesso que planejei o meu máximo para não deixa-lo em branco, pois em outros não tive boas experiências, mas cheguei a conclusão que todo sentimento é momentâneo e nada mais.

O meu foi em Genebra, na Suíça, ao lado da minha prima Sheyla e seu marido Dilan, além de seus familiares e também com a Yukari, minha amiga japonesa.

Yu-Tchan!
Chegamos praticamente em cima da hora da ceia. Tudo foi bem tradicional, nada muito diferente do Brasil, porém os presentes são só abertos à meia-noite e não em qualquer horário.

Genebra é uma cidade bem peculiar, esplêndida. Absolutamente tudo se respira história. O que mais me impressionou foi que ela conseguiu com apenas 180 mil habitantes e relativamente longe da capital suíça (Berna), conseguiu ser uma cidade-estado, independente economicamente de seu país. Além de, é claro, abrigar importantes instituições mundiais, como as Nações Unidas e a Cruz Vermelha.

Lindo!

ONU

Monumento em homenagem aos soldados mortos em guerra

Cruz Vermelha

O bom da cidade é que você não precisa andar muito para se deparar com algo histórico. Logo no centro da cidade, encontra-se grandes muros nos quais protegiam a antiga Genebra. Segundo a história, muitos franceses queriam dominar a economia e a religião do povoado (que era protestante). Mas, com muita agilidade (diga-se de passagem), os genebrinos fizeram uma grande revolta, fervilhando litros e litros de sopa em grandes caldeirões, para que, em seguida, derramassem sobre os franceses intrusos que tentavam escalar os grandes muros.
Muro da Reforma Protestante


Por conta deste fato, muitos monumentos foram erguidos e uma data comemorativa foi feita, como o L'Escalade, ou 'A Escalada', no qual crianças e adultos comemoram com grande festa, corridas e muito chocolate (é claro), que se chama Marmite.


Sopa!


Falando em chocolate, nunca comi muitos em toda a minha vida - tanto que estes me renderam alguns quilos a mais. Eram diversos tipos e tamanhos que minha prima carinhosamente cedeu. Além desta deliciosa guloseima, tivemos que nos contentar com os queijos. Podem me jugar pela gula, mas foi extremamente tentador.

Tive a oportunidade de visitar cidades próximas também. Como Lausana e seus incríveis alpes cobertos com a mais branca neve. Montreux, cidade do Jazz com diversas estatuas de nomes importantes da música. Além de um vilarejo localizado na França, a exato 0 Km de Genebra - nada de interessante, só para falar que eu fui ao país mesmo.


BB King!

Neve pela primeira vez em minha vida!
France
Não preciso dizer que esta quase uma semana foi regada de muita cultura, história, neve, chocolate, queijo, enfim... Simplesmente encantador.

Nenhum comentário: